sexta-feira, 8 de julho de 2011

História do Fusca - Parte 1



Nada melhor do que começar o blog contando um pouco da história do Fusca.

Em 22 de junho de 1934, o governo de Adolf Hitler deu sinal verde para a fabricação do besouro, conhecido mundo afora por diversos nomes. Com ou sem plástica, o amado Fusca é conhecido em mais de 120 países.
Os nomes em determinados países:
Carocha (Portugal)
Beetle (EUA)
Käfer (Alemanha)
Maggiolino (Itália)
Vocho (México)
Kabutô-Mushi (Japão)
Weevil (Canadá)
Coccinelle (Belgica, França e Haiti)
Boblen (Dinamarca)
Skaravéos (Grécia)
Bogár (Hungria)
Kodok (Indonésia)
Boble (Noruega)
Foxi (Paquistão)
Bagge (Suécia)
Bjalla (Islandia)
e mais... and more... in več...

Para quem não sabe, ele foi projetado por Ferdinand Porsche, que viria a fundar a fabricante de esportivos que leva seu sobrenome e produzir seus modelos com a base do compacto da Volkswagen, palavra que significa, literalmente, “carro do povo”.

Após a autorização ser concedida, Ferdinand Porsche criou vários protótipos. Os três primeiros saíram da garagem do engenheiro, tendo sido concluídos em julho de 1935, dezembro daquele ano e fevereiro de 1936. Após mais 30 modelos pré-série, a linha de montagem do modelo, em Wolfsburg, até hoje sede da Volkswagen, começou a ser preparada, em maio de 1938.

O sucesso do modelo mundo afora, porém, só começou a acontecer após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O Fusca teve pouco mais de 21,5 milhões de unidades fabricadas até julho de 2003, quando o último modelo foi produzido, no México. Ao longo dos anos em que foi comercializado, o modelo contou com várias versões, entre elas a conversível e a famosa anfíbia, para rodar em rios, lagos e terrenos alagados.

Dia Mundial do Fusca - 22 de Julho.
Dia Nacional do Fusca - 20 de Janeiro.


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