Custa menos ter na prateleira do que na garagem!
hehehehe
Fonte: irmaododecio.blogspot.com
quarta-feira, 20 de julho de 2011
segunda-feira, 18 de julho de 2011
FOTOS - German Look 1
German Look, você sabe o que é este tipo de tuning?
A formação deste movimento data da década de 70, quando os alemães pegavam Volkswagens 1302 e 1303 e os tornavam veículos com desempenho compatíveis com as auto estradas alemãs sem limite de velocidade, as famosas autobahn.
Um German look é geralmente reconhecido por dois detalhes básicos: Rodas com tala bem mais larga do que a original, visando obter o máximo de aderência possível em curvas, já que a suspensão dos carros não eram tão boas quanto as de hoje e para-lamas alargados para caberem essas rodas.
O Porsche 356 possuia cerca de 50% das peças em comum com um Fusca convencional. Com o tempo, a evolução da Porsche levou-a a construção de um modelo totalmente novo, o mítico 911, que foi lançado em 1964, porém este modelo também é utilizado como doador de peças para os “German Look”.
Junto a esse pacote, podemos ter, ou não modificações externas, mas geralmente tentam manter o carro o mais original possível, no máximo utilizando acessórios originais da marca, mesmo de modelos mais novos.
Lógico que essas modificações não teriam a maior necessidade sem um motor mais potente. Alterações no sistema de direção, freios e suspensão, geralmente são necessárias.
O Interior de um German Look deve ser luxuoso, mas sem nenhum acessório que deixe o carro pesado em demasia, afinal, a palavra ordem é desempenho e não beleza.
No Brasil o movimento foi apoiado pela Dacon, concessionária da Volkswagen que fazia o maior sucesso no Brasil nos anos 70 por ser a representante nacional da Porsche. Alguns modelos nacionais como a Brasilia e o Karman Guia recebiam mecânica Porsche e acessórios no melhor estilo German Look e eram cobiçados pelos “playboys” da época.
adaptado do texto de Rosalvo Neto
http://www.motorpasion.com.br/geral-carros/tuning/german-look-voce-sabe-o-que-e-este-tipo-de-tuning/
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=7999.0
A formação deste movimento data da década de 70, quando os alemães pegavam Volkswagens 1302 e 1303 e os tornavam veículos com desempenho compatíveis com as auto estradas alemãs sem limite de velocidade, as famosas autobahn.
Um German look é geralmente reconhecido por dois detalhes básicos: Rodas com tala bem mais larga do que a original, visando obter o máximo de aderência possível em curvas, já que a suspensão dos carros não eram tão boas quanto as de hoje e para-lamas alargados para caberem essas rodas.
O Porsche 356 possuia cerca de 50% das peças em comum com um Fusca convencional. Com o tempo, a evolução da Porsche levou-a a construção de um modelo totalmente novo, o mítico 911, que foi lançado em 1964, porém este modelo também é utilizado como doador de peças para os “German Look”.
Junto a esse pacote, podemos ter, ou não modificações externas, mas geralmente tentam manter o carro o mais original possível, no máximo utilizando acessórios originais da marca, mesmo de modelos mais novos.
Lógico que essas modificações não teriam a maior necessidade sem um motor mais potente. Alterações no sistema de direção, freios e suspensão, geralmente são necessárias.
O Interior de um German Look deve ser luxuoso, mas sem nenhum acessório que deixe o carro pesado em demasia, afinal, a palavra ordem é desempenho e não beleza.
No Brasil o movimento foi apoiado pela Dacon, concessionária da Volkswagen que fazia o maior sucesso no Brasil nos anos 70 por ser a representante nacional da Porsche. Alguns modelos nacionais como a Brasilia e o Karman Guia recebiam mecânica Porsche e acessórios no melhor estilo German Look e eram cobiçados pelos “playboys” da época.
adaptado do texto de Rosalvo Neto
http://www.motorpasion.com.br/geral-carros/tuning/german-look-voce-sabe-o-que-e-este-tipo-de-tuning/
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php?topic=7999.0
sexta-feira, 15 de julho de 2011
quinta-feira, 14 de julho de 2011
NOTICIA - o Beetle vai se chamar FUSCA!
Volkswagen revelou que os apelidos originais do Beetle serão opcionais para cada país.
Enquanto a Volkswagen não lança o “novo New Beetle”, que segundo a fabricante chega ao Brasil entre o final de 2012 e início de 2013, algumas novas informações surgiram sobre o carro. A principal novidade dessa vez é que os países nos quais o carro será comercializado haverá opção de escolher o nome original do Beetle. Portanto, para os leitores mais "antigos", fica a informação oficial: o Fusca vai voltar a ser Fusca.
No Brasil, o modelo será comercializado com motor 2.0 TSI, capaz de desenvolver 200 cv de potência e 28,5 mkgf de torque. A releitura do clássico alemão também traz formas menos “delicadas” e três opções de equipamentos, Beetle, Sport e Design. Desde o seu lançamento, em 1938, o Beetle (ou Fusca, se você preferir) vendeu 21,5 milhões de unidades.
E aí, o que vc acha da novidade?
Enquanto a Volkswagen não lança o “novo New Beetle”, que segundo a fabricante chega ao Brasil entre o final de 2012 e início de 2013, algumas novas informações surgiram sobre o carro. A principal novidade dessa vez é que os países nos quais o carro será comercializado haverá opção de escolher o nome original do Beetle. Portanto, para os leitores mais "antigos", fica a informação oficial: o Fusca vai voltar a ser Fusca.
No Brasil, o modelo será comercializado com motor 2.0 TSI, capaz de desenvolver 200 cv de potência e 28,5 mkgf de torque. A releitura do clássico alemão também traz formas menos “delicadas” e três opções de equipamentos, Beetle, Sport e Design. Desde o seu lançamento, em 1938, o Beetle (ou Fusca, se você preferir) vendeu 21,5 milhões de unidades.
E aí, o que vc acha da novidade?
quarta-feira, 13 de julho de 2011
FOTOS - 20/Jan - Dia Nacional do Fusca
20 de Janeiro - Dia Nacional do Fusca
O Dia Nacional do Fusca não tem nenhuma ligação histórica com o carro.
Conforme relatado em um artigo no portal Maxicar, escrito por Alexander Gromow, o Dia Nacional do Fusca nasceu mais como uma data promocional a partir do interesse mutuo da Volkswagen e do antigo Sedan Clube, atual Fusca Clube do Brasil.
A data prevista para o evento era 20 de novembro de 1988, um domingo, mas em função de alguns contratempos a mesma teve que ser adiada para janeiro. Como o material publicitário estava pronto, tiveram que manter o dia 20, que em janeiro caia numa sexta-feira. Desta forma, o 1º Encontro Nacional foi realizado em 15/01/89 e de 16 à 21/01/89 aconteceu a Semana do Fusca, com festividades e promoções na rede de concessionárias VW.
Muitos confundem a data com o primeiro Fusca nacional. Mas, o primeiro Fusca completamente brasileiro saiu da linha de montagem da Anchieta em 03/01/1959.
O Dia Nacional do Fusca não tem nenhuma ligação histórica com o carro.
Conforme relatado em um artigo no portal Maxicar, escrito por Alexander Gromow, o Dia Nacional do Fusca nasceu mais como uma data promocional a partir do interesse mutuo da Volkswagen e do antigo Sedan Clube, atual Fusca Clube do Brasil.
A data prevista para o evento era 20 de novembro de 1988, um domingo, mas em função de alguns contratempos a mesma teve que ser adiada para janeiro. Como o material publicitário estava pronto, tiveram que manter o dia 20, que em janeiro caia numa sexta-feira. Desta forma, o 1º Encontro Nacional foi realizado em 15/01/89 e de 16 à 21/01/89 aconteceu a Semana do Fusca, com festividades e promoções na rede de concessionárias VW.
Muitos confundem a data com o primeiro Fusca nacional. Mas, o primeiro Fusca completamente brasileiro saiu da linha de montagem da Anchieta em 03/01/1959.
terça-feira, 12 de julho de 2011
MECÂNICA - Dupla Carb. Solex H-32
Procedimento para regular carburador Solex H-32 PDSI-T (Carburação dupla)
A regulagem perfeita de dupla carburação só é possível através do uso de um equalizador. Este é um equipamento específico que normalmente apenas oficinas especializadas têm. Vamos aqui apresentar o procedimento para se obter uma regulagem provisória, que deve ser utilizada apenas em situações onde não se tem acesso ao equipamento adequado.
Passo 1) Desconecte as duas hastes do acelerador.
Passo 2) Solte os parafusos de marcha lenta até os eles desencostarem dos apoios nos carburadores. Se o motor morrer já um bom sinal.
Passo 3) Com cuidado, aperte os parafusos da marcha lenta até que eles encostem em seus respectivos batentes na base do carburador, contando as voltas dadas no parafuso. Tenha o cuidado de apertá-los igualmente dos dois lados, deixando as borboletas levemente abertas. Ligue o motor e verifique se a marcha lenta está em torno de 900 rpm. Quanto mais precisa for a regulagem dos parafusos , mais suave e econômica será a marcha lenta obtida. Altere a abertura das borboletas com o motor em funcionamento, alternando entre o lado direito e esquerdo, sempre procurando o funcionamento mais estável e suave do motor.
Passo 4) Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (aquele que fica próximo do bujão do gicleur principal), até que o motor começe a perder rotações. Retorne a regulagem no sentido anti-horário até o motor ganhar o maior número de giros. Este é o ponto ideal. Proceda dessa maneira alternadamente entre os carburadores até conseguir o maior giro possível.
Passo 5) Se a rotação do motor estiver alta demais depois do ajuste da mistura (passo 4), reajuste a rotação em 900 rpm nos parafusos de marcha lenta (passo 3) e refaça a regulagem da mistura (passo 4).
Passo 6) A regulagem da marcha lenta sempre deve terminar nos parafusos de mistura.
Passo 7) Quando terminar a regulagem, desligue o motor e recoloque as hastes dos aceleradores.
Passo 8) Com chaves fixas de 6mm e de 7mm, solte a porca e a contra porca da haste direita. Observe se, acelerando com a mão no centro de acionamento (onde está o cabo do acelerador), os dois carburadores iniciam a abertura das borboletas simultaneamente. Esta regulagem é feita na haste direita, alterando-se o seu comprimento. Faça com muito cuidado esta regulagem pois se ela não for bem feita vai causar um excesso de consumo de combustível.
fonte: Barudi_007, amigo do FFB
A regulagem perfeita de dupla carburação só é possível através do uso de um equalizador. Este é um equipamento específico que normalmente apenas oficinas especializadas têm. Vamos aqui apresentar o procedimento para se obter uma regulagem provisória, que deve ser utilizada apenas em situações onde não se tem acesso ao equipamento adequado.
Passo 1) Desconecte as duas hastes do acelerador.
Passo 2) Solte os parafusos de marcha lenta até os eles desencostarem dos apoios nos carburadores. Se o motor morrer já um bom sinal.
Passo 3) Com cuidado, aperte os parafusos da marcha lenta até que eles encostem em seus respectivos batentes na base do carburador, contando as voltas dadas no parafuso. Tenha o cuidado de apertá-los igualmente dos dois lados, deixando as borboletas levemente abertas. Ligue o motor e verifique se a marcha lenta está em torno de 900 rpm. Quanto mais precisa for a regulagem dos parafusos , mais suave e econômica será a marcha lenta obtida. Altere a abertura das borboletas com o motor em funcionamento, alternando entre o lado direito e esquerdo, sempre procurando o funcionamento mais estável e suave do motor.
Passo 4) Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (aquele que fica próximo do bujão do gicleur principal), até que o motor começe a perder rotações. Retorne a regulagem no sentido anti-horário até o motor ganhar o maior número de giros. Este é o ponto ideal. Proceda dessa maneira alternadamente entre os carburadores até conseguir o maior giro possível.
Passo 5) Se a rotação do motor estiver alta demais depois do ajuste da mistura (passo 4), reajuste a rotação em 900 rpm nos parafusos de marcha lenta (passo 3) e refaça a regulagem da mistura (passo 4).
Passo 6) A regulagem da marcha lenta sempre deve terminar nos parafusos de mistura.
Passo 7) Quando terminar a regulagem, desligue o motor e recoloque as hastes dos aceleradores.
Passo 8) Com chaves fixas de 6mm e de 7mm, solte a porca e a contra porca da haste direita. Observe se, acelerando com a mão no centro de acionamento (onde está o cabo do acelerador), os dois carburadores iniciam a abertura das borboletas simultaneamente. Esta regulagem é feita na haste direita, alterando-se o seu comprimento. Faça com muito cuidado esta regulagem pois se ela não for bem feita vai causar um excesso de consumo de combustível.
fonte: Barudi_007, amigo do FFB
MECÂNICA - Tebela de Giclês
Pessoa,
Apresento uma tabela com os giclês (ou agulhas, ou esguichos) apropriados dos motor boxer. Espero ajudar!
Apresento uma tabela com os giclês (ou agulhas, ou esguichos) apropriados dos motor boxer. Espero ajudar!
TAPEÇARIA - Bancos Terracota
Pessoal,
Hoje eu vi (novamente) o tópico do amigo Willhann no FFB e vi essa imagem.
Resolvi compartilhar com vcs!!!
Trata-se de uma forração em courvin na cor "Terracota".
Hoje eu vi (novamente) o tópico do amigo Willhann no FFB e vi essa imagem.
Resolvi compartilhar com vcs!!!
Trata-se de uma forração em courvin na cor "Terracota".
domingo, 10 de julho de 2011
FOTOS - Fusca 84 no Zero Hora
Meu fusca no Zero Hora.
Sessão "Meu Carro Inesquecível"
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/index.jspx?uf=1&local=1&action=getSobreRodasMateria&newsID=a2986730.xml&treeName=SobreRodas§ion=sobrerodas&origem=sobrerodas&capaId=2134
Sessão "Meu Carro Inesquecível"
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/index.jspx?uf=1&local=1&action=getSobreRodasMateria&newsID=a2986730.xml&treeName=SobreRodas§ion=sobrerodas&origem=sobrerodas&capaId=2134
sábado, 9 de julho de 2011
Fórum Fusca Brasil
Pessoal,
Para quem gosta dos VW a ar, o Fórum Fusca Brasil é uma excelente fonte de informações e de amizades.
Acesse meu tópico e conheça meu 84:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,33315.450.html
Para quem gosta dos VW a ar, o Fórum Fusca Brasil é uma excelente fonte de informações e de amizades.
Acesse meu tópico e conheça meu 84:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,33315.450.html
Áurea/RS - Histórico e Fotos
Áurea
Rio Grande do Sul - RS
Histórico
O povoamento de Áurea teve início em 1906, com a vinda de poloneses e descendentes desses. Os primeiros colonizadores vieram em buscas de melhores condições de vida. Dedicaram-se ao desbravamento das matas e ao cultivo do solo. Impossibilitados de pagarem suas terras, muitos
trabalharam para o Governo, na abertura de estradas. Neste período a localidade denominava-se Rio Marcelino. Por volta de 1918 passou a
denominar-se treze de Maio; em 1938 passou a chamar-se Princesa Isabel e em 1944 passou a denominar-se Vila Áurea. Os nomes até agora citados referem-se a um dado histórico brasileiro, a Abolição da Escravatura.
Áurea é um município formado por diversos grupos étnicos, entre eles contribuem italianos com 5%, alemães com 2%, negros com 3% e poloneses com 92%.
A idéia da emancipação surgiu com a chegada do Pe. Josef Wojnar, vigário da paróquia Nossa Senhora do Monte Claro de Vila Áurea, em 1980. A primeira reunião para escolha da comissão pró emancipação dos distritos de Vila Áurea e Vila Centenário realizada no dia 10 de agosto de 1981, na
sede do clube princesa Isabel de Vila Áurea. Mas, a autorização para a realização de consulta plebiscitária só viria na legislatura seguinte, através da lei estadual nº 8226 de 12 de novembro de 1986.
Ao longo do processo emancipatório, entretanto, houve dificuldades e percalços que, com diálogo de conciliação, foram um a um superados.
Finalmente, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral Vila Áurea e Vila Centenário realizaram a consulta plebiscitária no dia 20 de setembro de 1987, quando 3390 dos 4053 eleitores inscritos, manifestaram-se favoravelmente a emancipação.
Ato contínuo, a assembléia legislativa criou o município de Áurea, consagrada na lei estadual nº 8419, de 24 de novembro de 1987.
Dados Sociogeoeconômicos
População Total (2010): 3.665 habitantes
Área (2010): 158,3 km²
Densidade Demográfica (2010): 23,2 hab/km²
Taxa de analfabetismo (2010): 5,42 %
Expectativa de Vida ao Nascer (2000): 67,75 anos
Coeficiente de Mortalidade Infantil (2010): 0,00 por mil nascidos vivos
PIBpm(2008): R$ mil 46.386
PIB per capita (2008): R$ 12.200
Data de criação: 24/11/1987 - (Lei nº . 8419)
Munícipio de origem: Gaurama
Áurea localiza-se a uma distância de 389km de Porto Alegre, 30km de Erexim e 18 de Guarama, fazendo parte da Região do Alto Uruguai.
Sua altitude é de 740, acima do nível do mar.
Limita-se ao norte com o município de Guarama, ao sul com Getúlio Vargas e Centenário ao leste com viadutos e Carlos Gomes e ao Oeste com Erexim.
Gentílico: aureense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Treze de Maio, por ato municipal nº 85, de 29-10-1924, subordinado ao município de Erechim.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Treze de Maio figura no município de Erechim.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII- 1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Treze de Maio passou a denominar-se Princesa Isabel e o município de Erechim a denominar-se José Bonifácio.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Princesa Isabel ex-Treze de Maio figura no município de José Bonifácio (ex-Erechim).
Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o distrito de Princesa Isabel passou a denominar-se Áurea o município de José Bonifácio voltou a denominar-se Erechim.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Áurea ex- Princesa Isabel permanece no município de Erechim ex-José Bonifácio.
Pela lei estadual nº 2530, de 15-12-1954, o distrito de Áurea passou a pertencer ao novo município de Gaurama.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Áurea permanece no município de Gaurama.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Áurea, pela lei estadual nº 8419, de 24-11-1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8980, de 09-01-1990, desmembrado de Gaurama e Viadutos. Sede no antigo distrito de Áurea. Constituído de 2 distritos: Áurea e
Centenário, desmembrado de Gaurama. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 2 distritos: Áurea e Centenário.
Pela lei estadual nº 9618, de 20-03-1992, desmembra do município de Áurea o distrito de Centenário. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 2001, o município de Áurea é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alterações toponímicas distritais
Treze de Maio para Princesa Isabel, alterado pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938.
Princesa Isabel para Áurea, alterado pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944.
Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2530, de 15-12-1954, transfere o distrito de Áurea do município de Erechim para o de Gaurama.
FONTES:
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/riograndedosul/aurea.pdf
http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/resumo/pg_municipios_detalhe.php%3Fmunicipio%3D%25C1urea+%C3%A1urea+rs
FOTOS
Rio Grande do Sul - RS
Histórico
O povoamento de Áurea teve início em 1906, com a vinda de poloneses e descendentes desses. Os primeiros colonizadores vieram em buscas de melhores condições de vida. Dedicaram-se ao desbravamento das matas e ao cultivo do solo. Impossibilitados de pagarem suas terras, muitos
trabalharam para o Governo, na abertura de estradas. Neste período a localidade denominava-se Rio Marcelino. Por volta de 1918 passou a
denominar-se treze de Maio; em 1938 passou a chamar-se Princesa Isabel e em 1944 passou a denominar-se Vila Áurea. Os nomes até agora citados referem-se a um dado histórico brasileiro, a Abolição da Escravatura.
Áurea é um município formado por diversos grupos étnicos, entre eles contribuem italianos com 5%, alemães com 2%, negros com 3% e poloneses com 92%.
A idéia da emancipação surgiu com a chegada do Pe. Josef Wojnar, vigário da paróquia Nossa Senhora do Monte Claro de Vila Áurea, em 1980. A primeira reunião para escolha da comissão pró emancipação dos distritos de Vila Áurea e Vila Centenário realizada no dia 10 de agosto de 1981, na
sede do clube princesa Isabel de Vila Áurea. Mas, a autorização para a realização de consulta plebiscitária só viria na legislatura seguinte, através da lei estadual nº 8226 de 12 de novembro de 1986.
Ao longo do processo emancipatório, entretanto, houve dificuldades e percalços que, com diálogo de conciliação, foram um a um superados.
Finalmente, por determinação do Tribunal Regional Eleitoral Vila Áurea e Vila Centenário realizaram a consulta plebiscitária no dia 20 de setembro de 1987, quando 3390 dos 4053 eleitores inscritos, manifestaram-se favoravelmente a emancipação.
Ato contínuo, a assembléia legislativa criou o município de Áurea, consagrada na lei estadual nº 8419, de 24 de novembro de 1987.
Dados Sociogeoeconômicos
População Total (2010): 3.665 habitantes
Área (2010): 158,3 km²
Densidade Demográfica (2010): 23,2 hab/km²
Taxa de analfabetismo (2010): 5,42 %
Expectativa de Vida ao Nascer (2000): 67,75 anos
Coeficiente de Mortalidade Infantil (2010): 0,00 por mil nascidos vivos
PIBpm(2008): R$ mil 46.386
PIB per capita (2008): R$ 12.200
Data de criação: 24/11/1987 - (Lei nº . 8419)
Munícipio de origem: Gaurama
Áurea localiza-se a uma distância de 389km de Porto Alegre, 30km de Erexim e 18 de Guarama, fazendo parte da Região do Alto Uruguai.
Sua altitude é de 740, acima do nível do mar.
Limita-se ao norte com o município de Guarama, ao sul com Getúlio Vargas e Centenário ao leste com viadutos e Carlos Gomes e ao Oeste com Erexim.
Gentílico: aureense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Treze de Maio, por ato municipal nº 85, de 29-10-1924, subordinado ao município de Erechim.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Treze de Maio figura no município de Erechim.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII- 1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938, o distrito de Treze de Maio passou a denominar-se Princesa Isabel e o município de Erechim a denominar-se José Bonifácio.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Princesa Isabel ex-Treze de Maio figura no município de José Bonifácio (ex-Erechim).
Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944, o distrito de Princesa Isabel passou a denominar-se Áurea o município de José Bonifácio voltou a denominar-se Erechim.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Áurea ex- Princesa Isabel permanece no município de Erechim ex-José Bonifácio.
Pela lei estadual nº 2530, de 15-12-1954, o distrito de Áurea passou a pertencer ao novo município de Gaurama.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Áurea permanece no município de Gaurama.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Áurea, pela lei estadual nº 8419, de 24-11-1987, alterada em seus limites pela lei estadual nº 8980, de 09-01-1990, desmembrado de Gaurama e Viadutos. Sede no antigo distrito de Áurea. Constituído de 2 distritos: Áurea e
Centenário, desmembrado de Gaurama. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 2 distritos: Áurea e Centenário.
Pela lei estadual nº 9618, de 20-03-1992, desmembra do município de Áurea o distrito de Centenário. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 2001, o município de Áurea é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alterações toponímicas distritais
Treze de Maio para Princesa Isabel, alterado pelo decreto estadual nº 7199, de 31-03-1938.
Princesa Isabel para Áurea, alterado pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29-12-1944.
Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2530, de 15-12-1954, transfere o distrito de Áurea do município de Erechim para o de Gaurama.
FONTES:
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/riograndedosul/aurea.pdf
http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/resumo/pg_municipios_detalhe.php%3Fmunicipio%3D%25C1urea+%C3%A1urea+rs
FOTOS
Assinar:
Postagens (Atom)