quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Steyr 55 - Bastardos Inglórios (Adolfs quadrilha)



Em 1937, a Volkswagen começou a construir protótipos do KdF-Wagen (que viria a evoluir para o Fusca). Era a afirmação de Tatra que os projetos patenteados da Ledwinka tinha sido pirateado pela Volkswagen, e Tatra processou pouco antes de as salvas da Segunda Guerra Mundial de abertura.
Em poucos meses, Hitler resolveu a disputa de patente, assumindo as instalações Tatra no início da guerra. O governo nazista ocupou a Tchecoslováquia em 1938 e obrigou o escritório de Ledwinka sob o regime militar. Para os próximos seis anos, a principal responsabilidade da Ledwinka era supervisionar a engenharia e produção de veículos militares. Por seus esforços sob o regime nazista, comunista, governada pós-guerra do governo tchecoslovaco preso Ledwinka por seu trabalho durante a guerra. Ele foi internado por seis anos, até que foi finalmente lançado em 1951, depois do que ele voltou para Viena. filho Erich do Ledwinka também foi preso, ao mesmo tempo, mas foi concedido um visto de emigração em 1950. Ao retornar a Viena, o Ledwinka mais jovem juntou antigo patrão de seu pai, agora conhecido como Steyr-Daimler-Puch (SDP) como um engenheiro de teste para motores e chassis. O ancião Ledwinka veio com SDP como consultor, onde trabalhou com seu filho sobre o design do veículo militar Haflinger. Nos anos que se seguiram à guerra, não havia processos judiciais referentes violação de patente da Volkswagen sobre os projetos de Ledwinka para o T-97. Os fatos se arrastou por mais de uma década, finalmente, terminando em 1961, quando a Volkswagen pagou um DM de 3 milhões de liquidação para os herdeiros de Franz Ringhoffer, o ex-proprietário da Tatra-Werke, justificando as alegações de que Ledwinka, não Ferdinand Porsche, foi responsável pela o design geral do Fusca. 

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